23 de jan. de 2012

20

20 Mitos sobre o seu PC

image
Oi gente! Tudo bem?!? @_@
Hoje vim falar de um assunto bem interessante para nós!
 Computador: o que é verdade e o que é mentira?
Vamos lá???


1- Colar imãs pequenos (como os de geladeira) no gabinete pode prejudicar a CPU?

Falso
Os ímãs de geladeira têm um campo magnético muito tênue. Além disso, os computadores modernos são bastante imunes a campos magnéticos, mesmo de intensidade moderada. Obviamente, não recomendamos colocar os potentes ímãs de neodímio perto do que quer que seja (inclusive dos seus dedos). O neodímio é uma liga de metal com alta eficiência magnética – portanto, especialmente apropriado para fazer ímãs miniaturizados e, mesmo assim, superpotentes. Usados em muitos tipos de motores elétricos e,  especialmente, em microfones de estúdio e em discos rígidos, estes “super-ímãs” são suficientemente fortes para magnetizar as cores de TV's e monitores CRT, por exemplo.

2- É necessário deixar um bom espaço entre o monitor e a parede?

Falso, mas…

Algum espaço é necessário para promover a ventilação, mas ele pode ser pequeno – cerca de dois centímetros já esta de bom tamanho. Use a largura de seu dedo indicador como medida.
E não esqueça que o ar quente sobe, então é necessário que haja algum espaço logo acima do monitor também.

3- Se o computador passou toda noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo?

Falso

Os sistemas operacionais modernos (Windows, Linux e Mac Os X) podem ter um “uptime” (tempo em que ficam ligados) de várias semanas ou mesmo meses. Se o seu PC fica lento após um período grande de uso, é sinal de vírus ou outras pragas, e não do tempo em que ficou ligado. Todavia, enquanto não toma providencias definitivas, reiniciá-lo realmente pode aliviar o problema por algumas horas. Mas se for para reiniciar, por que não deixar ligado?

4- O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas?

Falso

Computador não é carro e não tem motor de arranque. Não caia nessa lorota de quem tem preguiça de fechar e abrir programas que usa no dia-a-dia. Por mais econômico que o PC seja, em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia. Recomenda-se desligá-lo inclusive no horário de almoço.

5- Usar programas piratas aumenta a chance de ser infectado por vírus e outras pragas virtuais?

Verdadeiro

Pode parecer papo de sanitarista ou alarmismo dos fabricantes de software, mas é a triste realidade.Não há como verificar a procedência de softwares e sistemas operacionais baixados ilegalmente, e grande parte deles realmente está adulterada. Nem o Mac OS X, da Apple, escapa.

6- Desligar o PC diretamente no botão sem escolher antes a opção de desligar a maquina estraga o disco rígido?

Falso

Esse mito tem fundamento histórico. Nos anos 80, os discos rígidos precisavam ser preparados para o desligamento com um comando específico. Se isso não fosse feito, certamente seriam danificados. Mas nos discos rígidos modernos. As cabeças são recolhidas automaticamente na ausência de energia, eliminando o risco. Além disso, ao pressionar o botão nos computadores atuais, o sistema operacional desliga a maquina corretamente.

7- Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele ‘descanse’ alguns segundos antes de voltar a ligá-lo?

Falso

Outro mito dos anos 80, e também relacionado ao disco rígido. Não há mais risco de dano à superfície magnética do disco pelo religamento repentino, e nem ao motor linear que o faz girar. Quanto ao resto do sistema, não há nada que possa estragar com a operação – a não ser, talvez, o próprio botão de ligar, se você for muito insistente (ou se tiver a mão pesada).

8- Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?

Falso

Se fosse assim, não poderia haver computadores a bordo de automóveis, aviões e veículos militares. E muito menos notebooks e iPods. A única peça que poderia ser afetada pelo movimento é o disco rígido, mas a possibilidade de dano nos modelos atuais é muito remota. O Grande problema de movimentar o computador é o risco de queda – mas ai tanto faz se ele está ligado ou não

9- Se está chovendo ou trovejando, desligue o computador e tire o plugue da tomada?

Verdadeiro

A chuva em si não causa nenhum dano – o problema são as descargas atmosféricas conhecidas como relâmpagos. Se não estiver relampejando (ou trovejando), pode usar seu computador sem problemas durante a chuva.
Mas, se estiver, recomenda-se desligar não só o PC, mas todo e qualquer equipamento da casa – televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos. Embora não seja freqüente, a possibilidade de danos por raios em tempestades ainda é grande no Brasil.

10- Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos?

Falso

É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas. E, mesmo que seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo. O celular também não corre risco algum de ser danificado pelo computador.

11- Olhar para a luz do mouse óptico pode prejudicar a visão?

Verdadeiro

Embora não seja um laser, o LED vermelho do mouse óptico é focalizado por uma lente e tem intensidade suficiente para causar danos irreparáveis à retina, especialmente se a exposição for muito longa.

12- Ao desligar o computador, sempre é necessário desligar também o monitor?

Falso, mas…

Alguns computadores desligam automaticamente o monitor, outros não, Verifique seu manual de instruções. Caso o monitor não seja desligado automaticamente, é interessante desligá-lo manualmente para economizar energia e estender a vida útil do aparelho. Mas não é obrigatório.

13- Não se deve colocar CDs, DVDs ou qualquer outro dispositivo sobre o gabinete?

Falso

Não há nenhum problema nisso. Cuide apenas para não obstruir nenhuma abertura de ventilação mas, fora isso, não há risco algum nem para os CDs e DVDs, nem para gadgets (celular, iPod) e nem para o computador. Há alguns modelos que, inclusive, possuem uma área emborrachada sobre o gabinete justamente com a função de acomodar e armazenar discos e dispositivos.

14- Sempre que mais de 80% do disco rígido está sendo usado, o computador fica mais lento?

Verdadeiro

Esse parece mentira, mas não é. Quem compra um computador novo acredita que pode usar a capacidade todinha do disco para guardar suas coisas, mas o sistema operacional precisa de espaço para “respirar”. Se seu disco rígido já se aproxima desse limite de 80%, é melhor pensar numa limpeza – ou em comprar um disco maior.

15- Tirar o pendrive sem “avisar” computador pode causar danos?

Verdadeiro

Mas os danos não são ao computador e sim ao pendrive. Quando se usa a opção “remover de modo seguro” no Windows ou “ejetar” no Linux e no Mac OS X, o sistema operacional termina todas as operações de leitura e gravação e “fecha a porta” do pendrive, permitindo sua retirada. Não fazer isso pode causar desde simples perdas de dados até a “fritura” dos circuitos do pendrive.

16- Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento?

Falso

Muitos ícones na área de trabalho podem atrapalhar é a vista do usuário, deixando-o confuso ou meio “perdido” até encontrar o que procura, mas não afeta o computador. Em termos puramente técnicos, não há problema nenhum em abarrotar o desktop com ícones.

17- Se eu tiver um bom antivírus, bem atualizado, estarei protegido para navegar na Internet?

Falso

O antivírus atualizado é, sim importante, assim como um firewall pessoal (como o próprio Windows). Mas se você não tiver bons hábitos de navegação, o antivírus não adiantará. Acostume-se a não visitar sites suspeitos, não clique em nenhum link recebido por e-mail ou comunicadores instantâneos nem abrir nenhum anexo que seja suspeito, mesmo que venha de amigos ou da família.

18- É possível lavar o teclado com água e sabão embaixo da torneira?

Falso

É muito importante desinfetar *diariamente* o teclado, porque nele acumulam-se mais bactérias que num assento comum de vaso sanitário. Mas o teclado não resistiria a ser colocado em água corrente. Prefira um pano com removedor de sujeira doméstico para retirar as incrustações e gorduras e, depois de seco, outro pano com ácool para desinfetar.
Recomenda-se testar antes: alguns teclados perdem a marcação das letras com produtos de limpeza. E não esqueça o mouse, ele também é imundo e precisa de uma limpeza de vez em quando.

19- É preciso descarregar completamente a bateria do notebook antes de poder recarregá-la?
Falso

Esse mito vem das antigas baterias de níquel-cádmio (Ni-Ca) que realmente precisavam ser completamente descarregadas antes de nova recarga para não apresentar perda de capacidade (efeito memória). Mas as atuais baterias de lítio-íon (Li-ION) não apresentam esse problema. Alias, muito pelo contrário: as baterias Li-ION têm um numero limitado de ciclos de recarga, então quanto menos você as descarregar completamente, melhor.

20- É preciso ter um PC de mesa para poder jogar os games mais modernos do mercado?
Falso

Embora os PCs de mesa ainda possuam uma capacidade de atualização no hardware que os notebooks ainda não possuem, já existem laptops parrudos o suficiente para encarar jogos mais modernos, inclusive os míticos Crysis e Far Cry 2, que costumam deixar de joelhos máquinas menos potentes. Mas, claro, não é qualquer notebook: se você quiser um portátil mais potente, mais memória RAM e uma placa de vídeo dedicada e de boa capacidade (que pode até custar mais que um PC de mesa).
                                                                                                                                         (Site: Terra)

Bom gente, é isso!
Boa Semana pra vocês!!!

20 comentários:

  1. Adorei as dicas flor!! eu não sabia de muita coisa ai, meu irmão fica dizendo que sempre que for mexer na CPU mudar de lugar tem q desligar aquele besta kk amei

    Rawar-->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. He aprendido muchas cosas!!!
    Que tengas un bonito día!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
  3. Oiee, tudo bem? Você está entre as 10 finalistas no Concurso de Fotografia que rolou aqui. As votações vão até o dia 27/01... Obrigada por participar e boa sorte!

    Link: http://www.cerejarocks.com/2012/01/as-10-finalistas-do-concurso-de.html

    xoxo ;*

    ResponderExcluir
  4. Novo post lá, confere ?

    www.hey-teens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah , aprendi muito com o post ! Estou seguindo aqui , segue de volta ? ^=^ beijos e muito sucesso p; garotasmustache.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii adorei o post, seu blog é lindo parabéns !!!

    visite o meu blog: http://teen-girl-fashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adooorei!!^^
    flor, vc não ta pedindo votos??/ sabe que esta na final do concurso neh??? nao falou nd..rsssss

    beijoos

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post, eu sabia algumas coisinhas e outras não.

    Beijos
    http://lunanacht.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Juro que a maioria dessas pensei que era verdade e acreditava até agora. Obrigada pelas dicas, vou tomar mais cuidado agora. Votei em você no Cereja Rocks.
    Você pode votar no Someone Like Me no blog conspirantes.blogspot.com? Agradeço muito! Vou divulgar todos que votarem! Se você já votou, ignore.

    Fernanda.
    http://meianoiteequinze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. aaa entendi flor! uma pena :/

    mas logo farei outros sem precisar de votos ^^
    beijooos

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esclareceu muitas dúvidas minhas. rs adorei aqui estou seguindo e já votei boa sorte! http://anavidadeestilista.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi flor!
    Olha, infelizmente eu já votei lá no Cereja Rocks, uma outra leitora me pediu :/
    Bem, mas na próxima eu voto em você, pode ser?
    Ah, você seguiu o blog? Se não, segue lá! Eu sigo aqui também.
    Beijos!
    Luly.

    Volte sempre!
    ls2jb.blogspot.com
    writewhilelove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ameei! Muita coisa que eu achava q era verdadeiro, é falso =S
    Beijos ;*
    just-a-girl21.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. boas dicas, adorei tirar minhas dúvidas.
    Já seguindo aqui, e já votei em você.
    www.hey-teens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oiie, Meire já votei no seu blog, no concurso !!
    Boa sorte okay \o/
    Beijoss >.<

    ResponderExcluir
  16. Amei o post explicativo, tirou muitas das dúvidas que eu tinha! Posso te esperar lá no meu bloguinho também?

    http://tvfabulous.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nossa flor o blog era tão clarinho e fofo, agora ta todo preto e sinistro kkk mudou bastente em? nuss!!

    Rawar-->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Que interessante! Muitos desses mitos me faziam de boba, rsrsrs. Adorei o blog e sua visita flor, seguindo aqui também! Volte sempre. Bjokas
    Day

    http://impaciencianet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa muito legal o post,descobri váarias coisas..rs.

    http://apequena-travessa.blogspot.com/

    Beijoos.

    ResponderExcluir
  20. Oii flor,adoreii seu blog,estou seguindo segue de volta??http://teenagestarblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
Volte Sempre!!! ♥